A vistoria na construção civil é o processo de verificação dos principais elementos de uma obra. Podemos entendê-la como uma averiguação, que segue métodos e processos a fim de identificar as condições de uma edificação como um todo ou de partes dela.
Vale reproduzir aqui o entendimento do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que define que a vistoria é a “atividade que envolve a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram”.
É importante observar, a partir dessa descrição, que a vistoria na construção civil pressupõe a elaboração de um relatório ou laudo, no qual devem estar descritas todas as condições do local analisado.
O objetivo central da vistoria é avaliar a situação do ambiente de forma antecipada e preventiva. Essa análise pode ser feita tanto em obras como em estruturas que ainda estão em construção e deve gerar relatórios analíticos, com todas as informações necessárias sobre as condições do local.
Graças a esse trabalho, é possível tomar as melhores decisões quanto à segurança do espaço ou mesmo em relação à preservação do ambiente. Nesse último caso, podemos lembrar das vistorias imobiliárias feitas antes da locação ou venda. Para entender melhor, conheça os dois tipos principais de vistorias.
Vistoria antecipada
A vistoria antecipada é feita em imóveis prontos, antes da entrega das chaves para os compradores. Trata-se de um direito garantido aos clientes da construtora, mas serve como garantia para as duas partes.
Isso porque a vistoria vai indicar em quais condições o imóvel está sendo entregue. Ou seja, o relatório deve indicar, para o comprador, se todos os itens que constam no contrato foram contemplados. Havendo necessidade, é possível fazer correções antes de concretizar a entrega das chaves.
Vistoria cautelar
Há, também, a vistoria cautelar que se concentra na averiguação dos imóveis localizados no entorno de uma construção que ainda será iniciada. É uma medida fundamental para indicar como a obra deve ser conduzida, se há riscos de danos aos imóveis próximos e quais são as técnicas e equipamentos mais adequados para o serviço que será executado.
A vistoria cautelar serve como uma referência, pois ao longo da obra serão feitas novas análises que deverão ser comparadas com o relatório da vistoria cautelar. Assim, é possível dimensionar efeitos nas construções do entorno. Além disso, a vistoria cautelar é um documento que garante segurança jurídica à construtora em caso de litígios futuros.
O que deve ser verificado na vistoria?
A vistoria na construção civil divide-se em três grandes áreas:
- hidráulica;
- elétrica;
- estrutural.
São áreas com características distintas.